Grupo de AP - Escola Secundária de Pombal, 12º B, ano lectivo 2009/2010 - enfrenta com bravura artigos sobre neurociência, empresas de brain fitness, teorias de auto-ajuda e a preguiça para descobrir como pôr os seus neurónios a cintilar.

.tags

. todas as tags

.posts recentes

. Créditos Finais

. Desenhos de Santiago Ramó...

. O Caminho para a Memória ...

. Balanço do Dia da Ginásti...

. ...

. Brain Awareness Week

. ...

. O Cérebro na Cultura

. Deram-nos Um Dia!

. Brain Fitness: Whatahell?

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

Sábado, 1 de Maio de 2010

Balanço do Dia da Ginástica Mental

E agora a frase mais comum deste espaço: blog não está morto. Estivémos ocupadas a preparar o nosso Dia da Ginástica Mental, que aconteceu na terça-feira, e depois a... recuperar e assistir preguiçosamente aos desenvolvimentos dos trabalhos dos outros grupos da turma (um vídeo da garrafa partida no átrio da escola estoirará no site dos Green Project a qualquer altura, esperamos).

 

Mas fazendo aquilo que o título diz: de manhã tivémos na escola o Professor João Malva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e investigador do Centro de Investigação de Neurociências da Universidade de Coimbra, que coordena a pesquisa sobre aplicação de células estaminais em curas de doenças do cérebro que esta universidade tem levado a cabo. O feedback que tivémos da palestra foi bastante positivo, e surgiram bastante temas, dados e perguntas que abordaremos mais tarde.

 

De tarde montámos a nossa coisa parecida com um workshop, que não correu tão bem. Talvez por termos que ter ido para a Sala de Estudo (em vez de fazer as actividades no antigo átrio da biblioteca, neste momento tristemente destruído, como tínhamos idealizado no início do ano e já habituado a trabalhos de AP, ou no átrio novo da escola, como tínhamos pensado quando nos mudámos para a parte nova da escola), por falta de publicidade ou por falta de vontade dos alunos, a afluência foi muito perto de zero. Os computadores onde queríamos mostrar o Lumosity nunca chegaram a funcionar, as actividades neuróbicas foram arrumadas, e os folhetos e jogos foram postos à disposição no balcão do átrio.

São uma data de esclarecimentos sobre os jogos distribuídos que motivam este post. Por motivos logísticos (falta de tempo, dificuldade da montagem, limite de cópias para o trabalho), acabámos por não fazer uma fotocópia frente e verso, com o jogo, instruções e soluções em cada exemplar. Não era grande problema enquanto estivéssemos presentes, uma vez que podíamos explicar as regras dos jogos e mostrar as soluções aos mais impacientes. Mas na distribuição livre nem há soluções nem instruções, uma vez que a cópia delas foi para casa de alguém (sem ressentimentos; devíamos ter previsto isso, mas tentem aproximar-se com um rolo de fita-cola de algum material escolar e vejam qual é a reacção).

 

Para instruções, tanto podem fazer download do pdf das instruções que produzimos (clicando aqui - o ficheiro é bastante pequeno, cerca de 80 kb), como, se se conseguirem desenrascar com o inglês (também há em japonês, mas vamos presumir que isso não será muito útil), ver os tutoriais da Nikoli, a maior editora deste tipo de jogos de lógica, que são giríssimos e aconselhamos vivamente.

 

A questão das soluções é mais complicada. Todos os jogos foram tirados do livro "Muito Além do Sudoku" (ética duvidosa?), que está disponível na Biblioteca Municipal de Pombal (localização: 794-13). Quem sentir mesmo necessidade de ir espreitar, pode ver a solução no livro, apesar de primeiro ter que identificar qual é o número do seu jogo. Se muita gente gritar pelas soluções, nós podemos fazer scan delas e disponibilizá-las aqui. Mas, se querem um conselho de quem fez um ou dois livros de sudoku, esqueçam as soluções; quando tudo está a dar certo, é porque acertámos, e quando não está, não podemos ir às soluções sem estragar o prazer de fazer o jogo.

 

E creio que, de questões técnicas, é tudo. Um bem-haja aos eventuais interessados.

 

Denise

publicado por Os Neurónios às 11:06
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Feed deste blog

.Sites Úteis

Sharp Brains(inglês)
Lumosity (inglês)
Sporcle (inglês)
Science Daily: Mind&Brain News (inglês)
Dana Foundation (inglês)
Ciência Viva

.Companheiros de Infortúnio

Green Project
SciArt (à espera de inauguração)
A Memória
Entre Hemisférios
FAZciência