Grupo de AP - Escola Secundária de Pombal, 12º B, ano lectivo 2009/2010 - enfrenta com bravura artigos sobre neurociência, empresas de brain fitness, teorias de auto-ajuda e a preguiça para descobrir como pôr os seus neurónios a cintilar.

.tags

. todas as tags

.posts recentes

. Créditos Finais

. Desenhos de Santiago Ramó...

. O Caminho para a Memória ...

. Balanço do Dia da Ginásti...

. ...

. Brain Awareness Week

. ...

. O Cérebro na Cultura

. Deram-nos Um Dia!

. Brain Fitness: Whatahell?

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

Sábado, 13 de Março de 2010

Brain Awareness Week

Amanhã (Domingo) começa a Semana do Cérebro, título aportuguesado da Brain Awareness Week desenvolvida pela Dana Foundation, que também apresenta uma discrepância entre as datas (14-20 segundo a Ciência Viva, 15-21 em... tudo o resto, na verdade).

Começámos por planear aproveitar a onda da iniciativa, aproveitando as palestras dadas. Entretanto, foi marcada outra data para uma palestra e os eventos mais próximos são apenas uma exposição de fotografia (no Dolce Vita Coimbra, talvez a substituir os zebras e lamas robots que lá estavam Domingo passado), e que não temos a certeza de se relacionar muito com o nosso trabalho, pelo que já não estamos a prestar tanta atenção à Semana. De qualquer modo, do programa realçamos o Roteiro do Cérebro, no Porto, que vai passear-se pelos centros de investigação de universidades, e o concerto de música barroca na Biblioteca Joanina (em Coimbra) no Encerramento da Semana do Cérebro, dia 20.

O percurso do Roteiro do Cérebro decorre neste e no próximo fim-de-semana, mas creio que as inscrições já estão fechadas. Apesar disso, podem ver o programa se tiverem curiosidade.

O panfleto do concerto em Coimbra pode ser visto aqui, mas não consegui achar nenhuma informação sobre inscrições. Aliás, o site oficial da Biblioteca Joanina não tem concertos nenhuns agendados (o que talvez nos fizesse sentir melhor quando negligenciamos aqui o blog, se o visual do site não fosse tão bom).

Por curiosidade, fomos passar uma vista de olhos nos eventos de outros países. A Europa arrasa com os outros continentes, a Croácia arrasa com o resto da Europa com 63 eventos, e, pela lista, tem uns workshops bem interessantes - o cérebro e a criatividade, a cor da música, leitura de emoções pela expressão facial, construção da memória... Para os patriotas ou obcecados com o atraso nacional, tenho a dizer que Portugal, tendo em conta o tamanho, não está mesmo nada mal de eventos, apesar de serem todos a norte de Lisboa. O mapa mundial de eventos está disponível no site da Dana Foundation (aqui).

tags:
publicado por Os Neurónios às 09:16
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Feed deste blog

.Sites Úteis

Sharp Brains(inglês)
Lumosity (inglês)
Sporcle (inglês)
Science Daily: Mind&Brain News (inglês)
Dana Foundation (inglês)
Ciência Viva

.Companheiros de Infortúnio

Green Project
SciArt (à espera de inauguração)
A Memória
Entre Hemisférios
FAZciência