Grupo de AP - Escola Secundária de Pombal, 12º B, ano lectivo 2009/2010 - enfrenta com bravura artigos sobre neurociência, empresas de brain fitness, teorias de auto-ajuda e a preguiça para descobrir como pôr os seus neurónios a cintilar.

.tags

. todas as tags

.posts recentes

. Créditos Finais

. Desenhos de Santiago Ramó...

. O Caminho para a Memória ...

. Balanço do Dia da Ginásti...

. ...

. Brain Awareness Week

. ...

. O Cérebro na Cultura

. Deram-nos Um Dia!

. Brain Fitness: Whatahell?

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

Terça-feira, 2 de Março de 2010

Brain Fitness: Whatahell?

Gostaria de começar por frisar que nós não somos nenhumas incultas e que sabemos inquirir correctamente "what the hell?". Mas "whatahell" é muito mais giro, por razões que poderia explicar, mas, pensando bem no assunto, é melhor não porque este é um blog escolar. Pensando ainda melhor no assunto, acho que "hell" também não é muito decente (valha-vos a santa padroeira do recato, anglo-saxões). Portanto, vamos fazer tudo de novo: imaginem a pergunta "quéisso?" no tom de voz do Bruno Aleixo.

Sim, eu sei que tenho uma certa tendência para divagar. Prossiguemos.

Brain fitness acaba por ser o principal tema do nosso trabalho, porque nos permite fazer uns jogos bonitos e dá-los aos estudantes. Esta ilustre teoria, muito jeitosa, defende que actividades, como sudoku, palavras-cruzadas (cluedo, jogo do stop, contas em pé, jogos de cartas, mineswepper, jogo da memória! - tudo o que dá jeito para uma aula de substituição) podem melhorar a nossa capacidade mental, numa analogia ao exercício físico. Exercício mental pode manter activo o cérebro de adultos que deixam o raciocínio descansar nas suas rotinas diárias, e prevenir ou minorar o declínio mental de doentes de Alzheimer, outras doenças neurodegenerativas, ou mesmo a puramente ligada à simples velhice. Ou melhor, é o que eles dizem. Tendo em conta o esmagador número de pessoas (toda a geração de baby boomers) que estão a entrar na idade em que se começa a esquecer o que foi o almoço, há muita gente interessada em dizê-lo. As empresas de brain fitness são um mercado fluorescente. Um dos exemplo mais célebres é o jogo Nintendo Brain Age; o site da Lumosity aparecer-vos-á em anúncios de qualquer site de jogos para estimular o cérebro ou dicas para a vida (Lifehacker! Desculpem, é o vício); o SharpBrains (abençoadíssimo site, louvadas sejam as pessoas que o criaram) é um site de avaliação e comparação de artigos, como software e livros, assim como várias notícias sobre o assunto.

Percebido o conceito? Espero que sim, que isto custou a sair e eu já estou a amaldiçoar a blogosfera em geral. Agora vamos prosseguir as nossas pesquisas sobre se isto é verdade ou não (isto é, chafurdar no ScienceDaily até à loucura) e fazer os ditos jogos.

Caso alguém queira experimentar o Lumosity, fale connosco que nós estamos profissionais no assunto. (Pensando nisso, será que o Bug Me Not - site utilíssimo, apontai - tem passwords para este site? Tenho que ver isso em casa, que a Internet da escola bloqueou-o. A heresia! São piores que a censura chinesa!)

 

Denise e Soraia (os pronomes

estão confusos, nós sabemos)

 

publicado por Os Neurónios às 10:34
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Ricardo Reis a 3 de Março de 2010 às 23:05
Queria só dizer que gostei do conteúdo do blog e do assunto abordado, podiam era trabalhar a apresentação!
De modo a ficar mais apelativo ao leitor, pois eu li o primeiro post a vi as imagens e chegou, não me senti cativado a ler os outros post's.
Para além disso há uma ironia a pairar sobre os posts que no meu ponto de vista são simples piadas de fraco conteúdo.
É tudo o que tenho a comentar neste simples blog!

Ah e um beijinho especial para a aluna que tem um nome engraçado.

Ricardo Reis

De projectomec a 2 de Março de 2010 às 15:15
Olá! Desculpa a demora na resposta.
Aqui está a fonte da qual tirámos esta notícia:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=496056

É do jornal de notícias, logo penso que seja uma fonte fiável.

Continua a visitar o nosso blog!

Comentar post

.pesquisar

 

.Feed deste blog

.Sites Úteis

Sharp Brains(inglês)
Lumosity (inglês)
Sporcle (inglês)
Science Daily: Mind&Brain News (inglês)
Dana Foundation (inglês)
Ciência Viva

.Companheiros de Infortúnio

Green Project
SciArt (à espera de inauguração)
A Memória
Entre Hemisférios
FAZciência